terça-feira, 13 de setembro de 2011

Eu sou o caminho a verdade e a vida

Uma frase simples e que muitos de nos apregoamos em nosso nome, acreditando que sabemos tudo, que a razão está, na maioria das vezes, do nosso lado. Sem nos darmos conta é fácil tentarmos pôr o mundo a girar à nossa volta, fazer valer os nossos pontos de vista e ideais.
Mas a frase é bem mais simples que isso na sua semântica e bem mais complicada no seu significado!
Felizmente alguém me soube explicar isto muito bem, e sua forma de agir e viver ajudam-me a acreditar e a ter fé que assim é... pôr em prática na minha própria vida.... já é um pouco mais complicado.
Acredito sim que a vida é só uma passagem, éum Caminho, que pode terminar a qualquer altura, pelo que devemos viver bem cada jornada, e viver bem é seguir as pistas, aproveitar as pontes "seguras e largas" que Ele nos deixou querer voltar sempre ao Caminho, quando escolhemos ir pelo caminho a evitar.
E a vida esté em Deus e às vezes quando a vontade Dele é diferente da nossa torna-se difícil de aceitar, o caminho mais fácil e desistir e desacreditar, só nas coisas boas é que é fácil ver Deus.
Ver sempre a vida nesta perspectiva e acreditar que um dia chegaremos è meta que é Cristo faz-nos olhar a morte com uma alegria estranha, apesar da dor da saudade que fica com a ausência física.
Um dia fiquei muito chocada com a morte do irmão Roger em Taizé, com o facto de, perante um assassinato da pessoa mais importante dentro daquela sala, a oração ter continuado quase como se nada tivesse acontecido!!
Leva-nos a pensar: e se fosse eu? continuava tudo?...
Sim continuava, se acreditarmos na Ressureição e que a morte foi vencida, toernarseá mais fácil aceitar a tristeza da ausência, será?
Vejo que sim através do meu pai, percebi-o melhor no discurso da morte do seu irmão, estava triste sim, claro, impossível não estar, qualquer separação doi, principalmente se não temos tempo de dizer adeus, mas há qualquer coisa mágica que não consigo explicar...é o espírito, é a fé, que nos move para percorrermos este caminho da vida.... com verdade!