domingo, 19 de março de 2017

No Teu abraço eu vou ficar

Há dias felizes, há dias tristes, há dias assim assim, e sempre assim será. É normal sentir a saudade a começar a apertar, sabe tão bem ter um dia só para mim e fazer o que me apetece mesmo que seja não fazer nada, como sabe mal o silêncio de tudo o que está à minha volta.
Não sei porquê ou talvez saiba, é tudo e não é nada (a distância, as memórias que só me deixam frustrada e triste, a falta do sol, algumas pessoas fúteis do trabalho para as quais já não tenho muita paciência, o síndroma pre´e menstrual que nos deixa o astral lá mais em baixo, etc, etc), tenho-me sentido mais triste, tentei aguentar as lágrimas, mas já abri as portas para ver se elas saem todas de uma vez. Aquela senhora especial conhece-me e já percebeu pela minha cara que algo não estava bem, bolas, não sou tão boa actora como gostava. Mas está tudo bem, é a readaptação a uma vida diferente, é o voltar ao lugar de onde parti cheia de sonhos e super feliz pelo significado que a escolha dessa partida representava e voltar de mãos vazias, apenas com a frustração de um sonho que não foi mais do que isso, é isso, por vezes sinto-me nua, quase com vergonha de voltar a estar aqui. É estranho, mas eu já suspeitava que isto ia acontecer, e sei em que em breve tudo passa, reabituo-me, e sei que foi a melhor opção, lá só ia piorar, aqui vai ser mais fácil esquecer e ultrapassar, não a curto prazo, mas a longo prazo.
E tinha que passar por isto, não posso ignorar as memórias, para ultrapassar tenho que enfrentá-las, afinal de contas qual é o tratamento que não faz doer? Dói quando curamos e limpamos as feridas, mas só assim elas ficam boas e desaparecem sem deixar cicatriz.
Um dia eu vou voltar a ser eu, já estive mais longe, vou recuperar a confiança, a capacidade de acreditar e de sonhar, vou limpar o meu pequeno coração de tudo o que é mau e faz sofrer.
E só Aquele abraço me ajuda a consegui-lo. Quando estou triste rezo, entrego tudo nas mãos de Deus e de repente sinto-me melhor, mais compreendida, e Deus tal como Jesus com a samaritana, não é muito simpático em lembrar-nos da nossa situação que é só um resultado das escolhas que livremente fazemos (Vai chamar o teu marido mulher... não tenho marido respondeu ela...), mas para que possamos ver aquela luz tão desejada, para que possamos beber aquela água que tantos procuram e não encontram, que nos mata a sede e dá uma vida cheia, da verdadeira felicidade.
Só essa água me permite ser feliz mesmo nestes dias mais tristes. Soube bem voltar a ouvir a eucaristia em francês, continuo a admirar a alegria destas pessoas, como da primeira vez, são todos tão simpáticos e sorridentes, faz-nos sentir bem, acolhidos.
No Teu abraço eu quero sempre ficar, desde aqueles trilhos de pescadores, que corro ao Teu encontro, com estes meus pés que falham constantemente e hoje Te continuo a pedir para me guiares onde a confiança é sem fronteiras, para me perdoares de tudo o que de menos bom existe em mim e que pesa, que ajudes as pessoas que magoei a perdoarem-me, e para eu saiba manter acesa essa luz que apaga a noite em mim, e tenha coragem de a partilhar.
Obrigado por me abraçares Senhor, de tantas formas... sei que o melhor de mim está sempre para vir, porque caminhas a meu lado e nunca me abandonarás.