quarta-feira, 11 de julho de 2018

O meu primeiro triatlo

Sempre achei o triatlo um desporto interessante, desafiante, sempre gostei de natação, de biciclete, mas sempre detestei correr, achava algo impossível.
Há um ano, inspirada talvez por amigos cibernéticos que publicam as suas corridas nas redes sociais, resolvi começar a correr de vez em quando, porque estava a começar a desmotivar dos treinos que fazia, resolvi também comprar uma bibiclete, pois treinava sempre em sala, e pensei "vou fazer triatlo".
Achei que era melhor treinar mais primeiro, apesar da vontade ser inscrever-me logo numa prova que decorreu em agosto, mas não fazia a menor ideia como treinar, apesar de alguma experiência em treinos e desporto.
Foi um ano de treinos, ao inicio mal feitos, mas a pouco e pouco as coisas foram acontecendo e fiz a primeira prova.
Estava com receio de terminar muito depois de todos, de ter problemas com a bike e não conseguir terminar, de me sentir mal, foi as 14h e estavam 30 graus, e estava com vergonha, sei lá, muito nervosa.
Ia chegando atrasada e tive que pedir ajuda a um senhor para me montar a roda da bike depois de a tirar do carro, mas la estava eu dentro de água com todas as outras pessoas, num dia de verão, num local girissimo, pronta para dar o meu melhor, pronta para fazer a experiência e pronta para me divertir.
A natação correu muito bem, ainda havia muita gente para trás de mim, desta vez não me enganei no percurso (no aquatlo andei às voltas desnecessárias), senti-me logo cansada, senti que podia dar mais, ter um ritmo mais coordenado, mas estava com receio, ainda tenho aprender a gerir o esforço. Saio para a bike bem avançada o que me fez sentir bem e arranco em força, apesar de muitos homens começarem a passar por mim. Senti que podia dar mais, mas também já sentia os musculos das pernas pesados ainda na primeira volta e tive que me conter com receio de não aguentar a corrida a seguir.
O percurso era fácil não tinha muita inclinação e consegui fazer um bom tempo para mim, apesar de fazer mais treinos de ciclismo do que btt.
Na natação é dificil pensar, na bike o pensamento consegue divagar um pouco e senti-me mesmo feliz, contente, com adrenalina, estava a ser girissimo aquilo e quase que alguns treinos passam pela minha memória e sinto que tudo valeu a pena.
Cheguei à corrida já muito cansada e com muita sede, comecei com mais calma e pouco a pouco fui encontrando o ritmo, mas é o meu elo mais fraco, fiz mais 2 min que o meu objectivo.
Foi qualquer coisa de espetacular, no fim todo o meu ser transbordava de energia, voltei a tirar-me para o rio e foi um dos melhores banhos da minha vida.
Fiquei super contente com o resultado e agora ja tenho uma avaliação do que tenho de trabalhar.... é treinar e sonhar com o próximo que vai ser muito mais giro.
O exercócio aumenta o número de emoções positivas ;)