domingo, 25 de julho de 2010

É como nadar num rio...

Nadar é uma das coisas que mais gosto de fazer. Gosto da piscina, é mais calma e transparente, mas o cloro intenso faz-me alergia que se prolonga nas horas seguintes; gosto do mar porque o sal ajuda-nos a flutuar melhor, mas as ondas por vezes atrapalham; gosto dos rios apesar da água ser turva e serem traiçoeiros!

Nado constantemente num rio, deixo-me levar ao sabor da corrente, sempre na esperança de que esse rio vai um dia chegar à imensidão do oceano. Os rápidos mais assustadores que encontro pelo caminho, que me fazem estremecer e ganhar medo, são talvez pistas que me indicam que devo voltar para trás... mas nadar contra a corrente é tão difícil!!

Há momentos em que me encho de coragem e lá vou eu a puxar com toda a minha força a água, a bater incessantemente as pernas, num esforço conjunto de todo o corpo em vencer a corrente. Quando dou por mim, ainda estou no mesmo sítio ou até avancei um pouco mais em vez de recuar! O cansaço foi em vão!
É muito difícil contrariar a corrente!

Vou-me deixando ir, porque não consigo nadar para trás, mas o medo de uma cascata enorme que pode surgir a qualquer momento está sempre comigo. Já passei por algumas e foi muito difícil sobreviver, as quedas são grandes!
Mas sem treino não se consegue nada... os pequenos rápidos vão-me preparando para a grande queda de água que este rio poderá ainda ter ou não!

Se algum dia chegarei ao oceano? Não sei responder, continuo a acreditar que sim, e é a fé nesse sonho que faz com que seja bom nadar no rio... as zonas mais calmas que vou encontrando pelo caminho fazem-me muito feliz.