segunda-feira, 16 de agosto de 2010

o sucesso e a falta dele...

Desde pequenina me habituei ao sucesso escolar, era a melhor da turma, tinha quase sempre as melhores notas, era um dado adquirido.
Também me senti enganada pois foram muitos anos a lutar por manter notas bem altas, sempre a sonhar com a entrada na faculdade e com o sucesso profissional futuro, para o qual as notas n servem rigorosamente para nada!
Entrar na faculdade deu geito, mas n eram precisas notas tão altas. Contudo não deixei de viver a vida para estudar, creio que era mesmo inteligente, pois o esforço não era nada de extraordinário para chegar ao sucesso.
Era boa a sensação de ser a melhor da turma, das respostas dos meus testes serem sempre lidas as correcções... em praticamente todas as disciplinas, mas sem darmos conta habituamo-nos a este sucesso que só nos cria ego e faz com que seja mais difícil no futuro enfrentar a falta de sucesso profissional na vida adulta.
O pouco stress antes da entrega das notas nada se compara quando as coisas não correm bem, agora o stress é bem maior tem outras implicações...
A obrigação de ser cada vez melhor faz parte, é a evolução natural que é comum a todos os empregos, mas quando não consigo evoluir e estou longe de entrar no ranking dos normais muito menos dos melhores, deixo-me tomar pelo desespero e desespero mesmo e tudo à minha volta, nas outras áreas desespera também....
Depois com alguma ajuda interna e externa lá vou conseguindo recuperar e encarar a falta de sucesso como processo normal na aprendizagem, é mesmo falta de hábito e de, por vezes, esquecer-me que já não estou na escola, ser a melhor já não é um dado adquirido, nem se consegue sem trabalho, nem treino.
Hoje tomei essa consciência, de forma mais séria, e começou tudo a correr melhor...