quinta-feira, 16 de setembro de 2010

No mundo das mulheres....

Ouve-se constantemente dizer que as mulheres são muito complicadas! Será verdade? Mentira?
Penso que não se pode generalizar, até porque o mundo dos homens não o conheço tão bem, n posso tirar conclusões.
Ao lidar diariamente com muitas mulheres, nos últimos meses, assuto-me com a quantidade de depressões, com os olhares tristes e saturados, vou ouvindo uma história daqui e dali... com abecessidade de um ouvido amigo, com a solidão escondida e só penso "Oh meu Deus"!
Apercebo-me de que todos nós usamos máscaras para esconder ou disfarçar tudo o que temos cá dentro, por vezes rompe sempre qualquer coisa.
Hoje em dia, nem no passado, nem provavelmente no futuro será fácil ser mulher. Por muito que já hajam muitas excepções e muitos homens maravilhosos que ajudam no que, antigamente, era tarefa só da mulher, muitas estão sobrecarregadas, têm casamentos onde não são felizes, mas talvez prefiram manter tudo, porque é mais fácil e a solidão é assutadora. Até os filhos são, muitas das vezes, mais uma dor de cabeça do que uma alegria.
Medo, medo... muito medo de continuar a crescer e a avançar no tempo. Hoje já tenho tanta coisa para me fazer infeliz e não casei, nem tive filhos....
O dinheiro muitas vezes já é à conta, se tivesse filhos não chegava certamente, mais problemas económicos (muitas não assumem mas precebe-se que os têm, outras assumem e é muito triste partilhar uma realidade que não se pode melhorar).
As insatisfações já são tantas, o cansaço do trabalho, se tivesse que chegar a casa e ir cozinhar para uma família...nem para mim tenho paciência...admiro todas as que conseguem.
Enfim...poderia fazer aqui uma lista infinita de coisas, só para realçar o medo que já sinto pelas insatisfações e sonhos que não se realizam. A história que nos contam: vais para a faculdade, arranjas um emprego que te vai realizar profissinalmente, arranjas um namorado, depois casas, constrois uma familia e és feliz para sempre.... está muito mal contada. Realmente há alguns que conseguem, tenho um exemplo lá em casa, mas a história deles está longe de ter sido feliz para sempre, tiveram , têm e hão-de ter muita coisa que não estava prevista ou não foi planeada assim, mas eles estão lá, nessas alturas que tudo se torna mais forte, que o sentimento vence barreiras...na saúde e na doença, na tristeza e na alegria, na mágoa e no perdão...
Eu quero um amor assim, não um dos contos de fadas, mas um que se tem que trabalhar 365 dias para construir algo que nunca estará terminado, um em que se sabe que não vai ser fácil, mas que é desejado com vontade, vontade genuina de um e do outro, não do mundo que nos rodeia...
Por isso vou continuar a sonhar que o mundo das mulheres pode ser fantástico quando partilhado com um homem, que seja o perfeito para essa mulher, não um que se escolheu so porque chegou a idade e o mundo diz que está na altura de casar e ter filhos e se não o fizer torna-se diferente!