terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Calma do cemitério

Ontem à noite fui ao cemitério.
É aquele dia em que as campas são todas iluminadas, por ser o feriado do dia de todos os santos. Desde pequena que gostava deste feriado por esse ritual de ir ao cemitério à noite e pelo ar misterioso que lá se encontra, dá um ar diferente e mais real aos restos mortais que lá estão, ou às suas almas.
Há uns 10 anos ou mais que n tinha a possibilidade de fazer esta visita, soube tão bem ontem.
Encontrei agora lá uma paz enorme, que so me apetecia ter sentado em qualquer sitio e ficar lá mais tempo, um ambiente tão tranquilo e pacífico, parecia que ao mesmo tempo, cheio de vida.
Recordei os meus avós, até depois de mortos a riqueza e a pobreza continuam, uns têm direito a campa de pedra toda bonita e com fotos e dedicatórias, os outros jazem na simplicidade da areia.
Constatei que o meu avô faleceu a 19 de setembro, um dia que foi trágico para mim anos mais tarde, por outros motivos e a morte dele foi a que mais me custou...curioso ter sido a 19/09!
Conheci o irmão da minha avó, que faleceu no dia antes da minha mãe descobrir que estava grávida de mim e passei perto de outras pessoas conhecidas.
Acabei a pensar onde gostaria eu de ficar, se campa bonita, se na mais simples...n cheguei a nenhuma conclusão...
Aquele ambiente é realmente muito calmo, se n for lá parar antes (espero bem que não), ainda tenho de esperar um ano para voltar a senti-lo!