quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Saudade...

Nos últimos dias tenho tido muitas saudades...de tudo e de nada ao mesmo tempo.
Um dia, em Belém fui entrevistada para uma tv italiana, perguntavam "O que é a saudade?". N me recordo bem da resposta que dei na altura, mas hoje diria que é um sentimento estranho e forte que se apodera de nós, nos prende ao passado efaz-nos sonhar com o futuro.
Qualquer coisa que já esteve perto e está longe, poderá nunca mais voltar a estar perto, o que faz a saudade aumentar ainda mais, querer, a todo o custo, regressar àquele "futuro onírico, só que a nau da fantasia naufraga" e faz-nos guardar esses momentos, essas recordações bem guardadas até que um dia quase ficam esquecidas...
Mas há sempre uma ligação, um fio que fica e que qualquer coisa como um cheiro, uma música, um lugar, uma frase podem puxar e volta aquele momento, e volta a saudade, mesmo quando se pensava já n existir.
Posso tentar ignorá-la, na agitação do dia-a-dia, mas ela está sempre lá, sem que me aperceba e volta de noite nos sonhos, vão buscá-la e projectam-na.
Várias vezes ouço aquela música e passa-me ao lado, ontem, n sei porquê, transportou-me áquele momento mágico no tempo, em que se vive um autêntico sonho, em que nos beliscamos para ter a certeza que estamos acordados...
...Não só a tua falta, mas sobretudo a calma daquele abraço bem prolongado, naquela noite fria sob as luzes da cidade, e oolhar do rio, foi o que me fez sentir mais saudade. A capacidade de acreditar no sonho, a ingenuidade que me deixou envolver, a liberdade e a paz daquele momento que adorava repetir agora, para poder descansar a sério, recuperar energia e força que n consigo encontrar...mas não necessariamente contigo.
Vontade de recuar esses anos todos e poder fazer tudo outravês.
Será que desta vez iamos conseguir? Talvez eu conseguisse ter uma personalidade mais forte, estar atenta aos sinais, n me centrar tanto em mim...hummm, mas mesmo assim dúvido!
Nunca percebi, o que n gostavas em mim, o que te fazia ir para outras paragens, quando quase me colocavas num altar, o porquê de agires sempre ao contrário do que dizias sentir, o porquê de te convenceres que eu era demais para ti, de fazeres tudo para que eu acreditasse nisso e me fosse embora, para que a minha luta fosse inutil.
Fico triste ao sentir saudade, fico triste porque n foi so a mim que abandonaste, foram os amigos, foi tudo sempre a perder, nem quero imaginar como estará esse cérebro, apesar de te sentires bem e melhor com a psicóloga, sei que a tempestade continua.
Fomos todos sair na semana passada e tu nunca estás presente essas novelas e confusões fizeram-te mal e afastaram-te, tornaram-te uma pessoa pior. Inevitavel n ficar triste, com o fim dessa história, quase toda a gente tem um motivo contra ti, ou simplesmente ignoram, no outro dia disseram-me "és a que tem maiores motivos contra ele e no entanto a unica que mantem contacto"....
...apesar da mágoa, queri muito ver-te feliz e teres uma vida normal, mas n vejo, sinto que a minha luta foi em vão...
Nunca é tarde, há sempre esperança!