terça-feira, 7 de junho de 2011

Mais uma memória do caminho...

E cá está a chegar ao fim a aventura! Já estou em Vigo, tinha pensado dormir aqui, mas quero ir para Portugal, estou contente com a minha decisão, pensava que isto era mais giro e sozinha não mete piada nenhuma. Já andei aqui uma hora às voltas, afinal depois de tantos km não podemos parar de andar bruscamente... tinha que trilhar uns km hoje.
Vou tentar encontrar um hostel barato no Porto, já estou a gastar mais do que pensava.
Há sempre uma tristeza inevitável quando acaba, mas se pensarmos que é apenas o princípio sentimo-nos melhores.
Foi giro vir no comboio e ver alguns locais por onde passei a pé. Foi uma experiência fantástica e a eucaristia foi muito muito gira (queria outra palavra mas não me ocorre), é o consagrar do caminho, o fim e o início oficiais. Andaram com o turimbulo... as palavras são pedras para descrever o que senti nesse isntante... vi alguns peregrinos que já não via há alguns dias, o espírito de Santiago é mesmo assim: calmo, tranquilo e parece que o mundo é uma maravilha, todos nos damos bem e fazemos uma festa quando reencontramos uma pessoa, mesmo que só a tenhamos visto uma vez. Será porque estamos mais "naturais" e desperta o lado bom que há em nós?
Acredito que sim e o Espírito paira certamente paira sobre todos os peregrinos crentes e não crentes!
O senhor do café onde jantei ontem disse-me adeus, estava à porta quando passei a caminho da estação, acenei-lhe de volta.
A pedra que tanto me custou separar, e que me fez pensar e pensar que destino e significado lhe haveria de dar... deixei-a numa fonte em Santiago, poderá ter mil e um destinos e ficou propositadamente numa fonte, das fontes saem coisas boas e positivas e Santiago está rodeado do Espirito por todo o lado, foi lá que quis deixar a "minha companheira" de viagem. Não foi um peso, nem um sacrifício, até porque não era pesada, mas sim uma constante no pensamento. Ali ela vai florescer: ou alguém pega nela e lhe dá outro destino, ou fica na água que corre e será espelhada nos olhos de milhares de peregrinos...
Em mim também se vai reflectir na amizade e no amor, é um símbolo do esforço do caminho que fiz e foi um caminho de Paz e de Amor, por todos os que estão à minha volta, os que já estiveram e não estão mais e os que ainda hão-de estar. O caminho para mim é uma forma de renascer o "pedacinho de Deus que tenho em mim" e mostrá-lo ao mundo, na minha forma de ser e estar! "E Deus é Amor", vou-me atrever a viver por Amor: Amar mais, gostar mais, partilhar mais, perdoar mais, compreender melhor, ajudar mais, sorrir sempre sempre; travar o "Bom Combate" e ajudar os outros nas suas batalhas também, porque também eu sou ajudada muitas vezes no caminho.
À noite ainda gostava de ir à Sé no Porto onde tudo começou, ou talvez amanhã cedo, já que vou chegar tarde e não faço ideia onde vou dormir.