segunda-feira, 6 de junho de 2011

Recordações do caminho...

Inicio muito giro pelo mato, logo muito cedo... sabe bem o contacto com a Natureza!
Parti mais cedo que o previsto, os estrangeiros acordam com as galinhas! Parei após 1h30 num café (o primeiro que encontrei) para tomar pequeno almoço, estavam lá alguns dos companheiros de quarto que tinham saído mais cedo.
Finalmente começo a encontrar peregrinos e isto começa a ser mais divertido ainda, os dois primeiros dias podia acreditar que era a única pessoa a caminho de Santiago, só encontrei peregrinos no sentido contrário: em direcção a Fátima.
A senhora do cefé muito simpática, oferecer carimbo, livro de memórias, mas esticou-se um bocadinho nos preços.
Muito mais calor faz a diferença, nunca mais chego a Barcelos e penso quem fez isto em Agosto deve ser bem mais difícil devido ao calor.
Por vezes ficamos obcecados com o destino, que apagamos para o que está à nossa volta... constato que acontece no caminho e na minha vida.
O cansaço hoje era maior.
Finalmente Barcelos! Muito gira. Visitei de relance o que ficava em caminho, na esperança de encontrar um supermercado para comprar almoço saudável, fui parar ao Macdonal´ds!!! Comi saladinha e gelatina ... soube muito bem!
Já estava muito cansada, não encontrei o jardim ideal para descansar o corpo e os olhos, continuei, só faltavam 9km e continuei, mesmo à hora do calor.
Fez-se bem e foi uma parte muito gira do percurso. Reencontrei uns peregrinos ingleses numa esplanada, convidaram-me a sentar-me e beber uma cerveja com eles, até tive vontade, mas estava demasiado "fechada" ainda e recusei.
Senti-me muito bem no caminho até chegar ao albergue. Uma placa que dizia albergue a 2,8Km fez-me bem feliz, pensava que faltava muito mais, mas não imaginava que era sempre a subir!!
O tmpo mudou, começaram a ouvir-se trovões e acelarei o passo para conseguir chegar antes da chuva que já se via a cair nos caminhos que ficaram para trás.
O banho... tão bom, hj estava mesmo transpirada e suja. Este albergue é novo, muito giro e melhor que o de ontem, mas o de Rates não deixa de ter a sua beleza.
Finalmente começo a confraternizar, já me sinto mais segura e descontraida. Encontrei alguns peregrinos de ontem, inclusive do mesmo quarto e já travei muita conversa com o único português que encontro por aqui.
Consegui uma cama de baixo, consegui abastecer-me no supermercado, apesar da chuva que teima em não parar. Vou jantar por aqui, alguns mandaram vir pizza, mas apetece-me algo mais saudável; para o pequeno almoço tenho máquina de café e chocolate quente... não podia pedir mais.
Bem mais cansada, com um tornozelo um pouco inchado, mais logo já vou por gelo para melhorar. Amanhã menos 2km, mas 6f será o grande dia: muitos, muitos km para fazer!
Hoje de manhã encontrei o espanhol que se meteu comigo na sé do Porto, voltou o receio novamente, mas nunca mais o vi. Fico sempre com algum receio, naqueles caminhos pelo meio do mato, receio que aumenta quando alguém ou um carro se aproxima, mas felizmente tem corrido tudo bem.
Há um cântico que canto para mim, em forma de oração, e me faz ganhar confiança no caminho e deixar-me guiar por ELE:
"Confiarei ainda que o dia escureça, não há mal que me aconteça se Contigo eu estiver e avançarei, avançarei no meu caminho, agora eu sei, que Tu comigo vens também, onde fores ai estarei, sem medo avançarei (...) confiarei nessa voz que não se impõe, mas que aceita cada passo do caminho que eu fizer..."
E tem corrido tudo bem :)
O saber que há peregrinos à frente e outros mais atrástranquiliza-me e entregar este esforço ao "Bom Pastor" também
Fui dormir cedo... mas antes desfrutei de um excelente momento com uma viola, por onde, certamente, várias mãos de outros peregrinos já tocaram. Agarrei-me à viola e toquei, toquei... um momento inesquecível, ninguém se queixou (havia peregrinos a conviver na sala, a jogar, outros a comer, simplesmente a conversar ou a ler) e fui continuando e tocando com mais naturalidade e vontade.
Soube bem no fim ouvir um eleogio da peregrina alemã, que me perguntou o que tocava que era lindo!
Já em Santiago a minha colega peregrina disse-me que eu tinha "look" de quem tocava viola?!!!! Achei curioso.
Esqueci-me tirar foto `a bela viola que me proporcionou um excelente momento.